Projeto CAFE participa na 4.ª Conferência das Comunidades Luso-Asiáticas em Díli
A iniciativa, promovida com o apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), pretendeu valorizar e divulgar o património cultural das comunidades lusodescendentes na Ásia.
Tendo em conta a distância em relação à capital timorense, a representação do Projeto CAFE fez-se através de um grupo de 30 alunos dos centros de Aileu, Díli e Liquiçá, acompanhados por docentes das áreas de História e Geografia. Esta participação representa uma oportunidade única para que alunos e docentes do CAFE tenham contato direto com a história e cultura das comunidades que partilham a língua portuguesa em diversas geografias, enriquecendo desta forma a sua formação académica e cultural.
Ao longo dos três dias, os trabalhos da conferência conduziram à assinatura da Declaração de Díli, documento orientador que estabelece as bases para a criação de uma associação dedicada à cooperação e solidariedade entre as comunidades falantes de português na Ásia. Redigido por representantes de oito países ou regiões presentes, o texto assenta numa base “estritamente cultural, de diálogo e respeito mútuo, unidos pela riqueza de um legado herdado ao longo de séculos e que queremos transmitir às gerações futuras”.
A próxima edição da Conferência das Comunidades Luso-Asiáticas está prevista para 2027, em Lisboa.