Celebrar a Educação em Rede nas II Jornadas das Escolas Portuguesas no Estrangeiro
Entre os dias 6 e 8 de fevereiro de 2024, decorreram as II Jornadas da Educação para as Escolas Portuguesas no Estrangeiro. Esta iniciativa, organizada pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) através da Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DSEEPE), integrou diversas ações formativas, em que intervieram docentes das EPE e do Projeto CAFE, de Timor-Leste, membros das direções das escolas e outros agentes educativos.
Com o tema unificador "Educar em Rede", as Jornadas concentraram-se em cinco eixos fundamentais, abordando desde o uso das tecnologias digitais, à educação intercultural, às artes e património, literacia da leitura em contexto do PISA for Schools e bem-estar docente.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de partilhar conhecimentos, experiências e boas práticas, contribuindo assim para o fortalecimento da comunidade educativa das Escolas Portuguesas no Estrangeiro.
Com um total de 197 participantes e uma avaliação muito positiva, de 98% de satisfação, as II Jornadas da Educação encerraram com a promessa de continuar a construir um futuro educativo em rede.
Estas jornadas representaram um importante passo nas áreas da formação contínua dos recursos humanos e do desenvolvimento de parcerias colaborativas da DGAE/DSEEPE. O evento reforçou o compromisso das instituições envolvidas na promoção de uma educação de excelência, valorizando a diversidade e a interculturalidade.