Aprendentes como Coconstrutores da sua Própria Aprendizagem
A diversidade e complexidade dos alunos de hoje, o ritmo de vida acelerado, as mudanças constantes que se verificam a nível político e social, bem assim como o grande volume de informação a que todos têm acesso, colocam exigências crescentes às várias gerações de professores relativamente à eficácia das suas práticas. Num quadro em que importa ter em consideração os saberes prévios dos alunos e as suas vivências, e refletir sobre o modo como esses saberes experienciais podem ser incorporados no processo de ensino e de aprendizagem, com o intuito de criar um ambiente de aula inclusivo, saudável, acolhedor, produtivo, colaborativo, e, sobretudo, que valorize a pedagogia do “erro”.
Para fazerem face a estas exigências, os professores têm de adotar novas práticas profissionais e mobilizar novas competências, bem como rever a sua visão do mundo enquanto profissionais e cidadãos. Ao mesmo tempo, os alunos têm de assumir mais responsabilidade pela sua própria aprendizagem, ser mais autónomos e capazes de verbalizar e apresentar as suas ideias. Neste contexto, tanto professores como alunos são chamados a colaborar no desenho global do processo ensino e aprendizagem.
De acordo com esta finalidade, o projeto LeCoLe pretende, recorrendo a uma multiplicidade de atividades, estratégias e recursos educativos, ajudar alunos e professores a tornarem o processo de ensino e de aprendizagem mais eficaz, interessante e apelativo.