Tag com a logo do E72 Link para o portal E72
Pesquisar

Voluntarismo dos alunos marca atividade de cooperação da EPM-CELP

06-07-2017

O programa “Educação Para o Voluntariado” e o projeto “Mabuko Ya Hina” estão unidos na materialização da atividade de cooperação institucional e educativa desenvolvida pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), no território moçambicano, onde está instalada, desde 1999.

O programa “Educação Para o Voluntariado”, implementado no ensino secundário, é desenvolvido em parceria com a Associação Helpo, uma organização não governamental para o desenvolvimento, cooperação e solidariedade internacional que intervém em escolas parceiras moçambicanas com o apoio do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique (MINEDH).

Em parceria com o projeto “Mabuko Ya Hina”, os alunos integrados no programa “Educação Para o Voluntariado” já reabilitaram em três escolas moçambicanas outros tantos espaços para a criação das respetivas bibliotecas escolares, às quais disponibilizaram também informação e materiais lúdico-didáticos para os seus alunos e professores, viabilizando o acesso a uma melhor educação e contribuindo para diminuir as desigualdades e a pobreza.

O voluntariado tem tido um papel importante na formação dos nossos alunos como cidadãos críticos e ativos na ajuda sustentável e solidária ao combate às desigualdades sociais e aos problemas ambientais da atualidade.

Resultado da assinatura do Protocolo de Cooperação, assinado em 2010 , entre Portugal e Moçambique, nos domínios das bibliotecas escolares e da promoção da leitura, a EPM-CELP, enquanto parceira da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), assumiu o compromisso de apoiar a criação, gestão e dinamização de bibliotecas escolares, bem como a circulação de maletas de leitura pelas escolas públicas e comunitárias do sistema de ensino moçambicano. Presentemente, o programa da RBE, em Moçambique, liderado pela EPM-CELP, a que foi dado o nome “Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros)”, integra 32 escolas locais.

O projeto “Mabuko Ya Hina” pretende desenvolver nos alunos das escolas moçambicanas competências e hábitos de leitura, consulta, tratamento e produção de informação; estabelecer parcerias para a cooperação na área das bibliotecas escolares e promover a formação dos docentes e técnicos bibliotecários. Ao longo dos seis anos de implementação e dinamização do projeto “Mabuko Ya Hina, tem sido reconhecido pelos diretores, professores, alunos, pais e encarregados de educação e pelo próprio MINEDH o contributo do mesmo para a melhoria dos resultados escolares dos alunos.

A atividade de cooperação, que marca o quotidiano da nossa Escola, está alinhada com a missão da EPM-CELP que é a de prestar um serviço público de Educação assente em três pilares - a cooperação, o empenho e a inovação -, de forma a promover o ensino e a difusão da língua e cultura portuguesas.

A Direção