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Um apontamento sustentado da Escola Portuguesa de Díli, no Sudeste Asiático

06-07-2017

Considera a Escola Portuguesa de Díli o pressuposto da necessidade da ação humana se centrar num plano que equacione um futuro promissor, atento a um progresso que permita às gerações futuras atingirem os meios que lhes permitam suprir as suas próprias necessidades, preservando o ambiente e as espécies, neste planeta que é o espaço global da Humanidade.

É primordial o papel da EPD no ensino e no aprofundar da língua portuguesa, condição potenciadora de um desenvolvimento social, económico e cultural que, em terras do Sol Nascente, consolida o domínio de conceitos e de saberes, competências que aliadas à implementação de estratégias nacionais, se traduzem numa melhoria da qualidade de vida, para um futuro harmonioso.

Neste sentido, constituem-se como um fator de cooperação e partilha desse desiderato as parcerias estabelecidas pela Escola com a Universidade Nacional de Timor Lorosae, com a delegação da União Europeia em Timor-Leste e com o Ministério da Educação de Timor-Leste, entre outros, nos domínios da formação em língua portuguesa, valorizando-se a educação como uma das componentes mais eficazes na busca de uma sociedade mais desenvolvida.

A par daquelas parcerias e, para além do ensino formal, salienta-se o trabalho representado nos Clubes e Projetos, ilustrado, por exemplo, nas publicações da Revista Tempo, na publicação, neste período, da obra “Fábulas Improváveis”, produto do trabalho de alunos e de professores do 7.º ano do Ensino Básico, na participação, pela quinta vez consecutiva, na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, no Ensino Secundário e na participação, pela primeira vez, na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, no Ensino Básico, valorizando a componente do exercício da cidadania, assim como o concurso “FotoGeografia 2017”, mostrando dinâmicas que envolvem o domínio de competências no respeito pela preservação do planeta e que promovem novos saberes.
A Escola Portuguesa de Díli assume, como sua, a importância de contribuir para um desenvolvimento sustentado do espaço em que se insere, revelando-se um farol na procura do alargar de horizontes dos seus alunos, na missão de uma “ecologia do pensar”, alicerçada no domínio da língua portuguesa e de uma visão de cidadania que conduza a um futuro melhor.

Acácio de Brito e Luís Firmo