Tag com a logo do E72 Link para o portal E72
Pesquisar

Timor Leste – Aprender a Ler, Ler para Aprender

20-02-2018

A Biblioteca Escolar é uma estrutura fundamental do processo educativo, essencial ao desenvolvimento da missão da escola. Deve ser, portanto, entendida como uma estrutura pedagógica integrada no processo educativo, a qual contribui, através da dinamização de novos projetos e novas práticas pedagógicas, para o desenvolvimento de um Projeto Educativo que visa o sucesso dos alunos.

A Biblioteca da EPD disponibiliza a toda a comunidade educativa, em sistema de livre acesso, um conjunto diversificado de recursos pedagógicos para apoio às atividades de ensino e aprendizagem, cumprindo objetivos curriculares e de suporte a atividades e projetos de âmbito extracurricular.

A Biblioteca Escolar da Escola Portuguesa de Díli – CELP – Ruy Cinatti tem vindo a desenvolver um conjunto de atividades que procuram incentivar a leitura e, paralelamente, promover a divulgação da língua portuguesa.

Um desses exemplos é o Projeto Ler + em Timor Leste – Aprender a Ler, Ler para Aprender, que pretende promover a leitura em português através da distribuição de malas compostas por conjuntos de livros destinados à leitura orientada em sala de aula. No ano letivo 2016/2017, foram distribuídas mais de 56 malas não só pelas bibliotecas das Escolas de Referência – CAFE -, que ainda não estavam contempladas pelo projeto, mas também por algumas escolas públicas timorenses, conseguindo-se, neste momento, abranger a totalidade dos distritos com uma distribuição superior a uma centena de malas.

Entre as atividades promovidas pela Biblioteca destacam-se as que são de abertura à comunidade escolar. É disso exemplo o projeto Pais Voluntários de Leitura, que consiste na dinamização de sessões de leitura por parte dos pais e encarregados de educação dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo. O Concurso de Leitura Expressiva, destinado a alunos dos 2.º e 3.º ciclos e promovido em parceria com o Departamento de Línguas, é outro dos exemplos das atividades desenvolvidas anualmente.

Apesar dos constrangimentos que derivam da localização geográfica da EPD, a Biblioteca promoveu, a nível interno, um concurso com características análogas ao Concurso Nacional de Leitura, ao qual os alunos aderiram com entusiasmo. Deixamos para o fim uma das atividades com mais sucesso junto dos alunos: a animação de leitura. De acordo com várias temáticas, a equipa da Biblioteca promoveu sessões de leitura sobre diferentes temáticas e/ou livros/autores. Estas leituras, que envolviam animação ou dramatização, tiveram uma periodicidade mensal e contaram com a colaboração de toda a comunidade escolar.

Tendo em consideração que a EPD tem um papel fundamental na difusão da cultura e da língua portuguesas, a Biblioteca irá continuar a desenvolver atividades que envolvam toda a comunidade timorense, não descurando, no entanto, a sua função primordial, isto é, fomentar o gosto pela leitura e os métodos de trabalho e de estudo.

Maria Carla Vaz e Ana Falcão (Equipa da Biblioteca da EPD)