Semana do não ao Bullying
A Escola Portuguesa de Luanda dedicou a semana de 11 a 15 de janeiro último à campanha anti-bullying. O tema foi abordado nas aulas de Educação Cívica pelas crianças e alunos da EPL desde a educação pré-escolar ao 9.º ano e nas aulas de Inglês e de Sociologia pelos alunos do ensino secundário.
Foram do mesmo modo promovidas várias atividades com o objetivo de abranger e sensibilizar os vários intervenientes da comunidade educativa para, todos em conjunto, encontrarem possíveis soluções. Exemplos disso são o Café Debate e a palestra anti-bullying, atividades organizadas pela Associação de Pais e Encarregados de Educação em parceria com a equipa dos SPO. Estas duas atividades proporcionaram o encontro e a partilha de experiências e testemunhos vividos na primeira pessoa.
Também a associação de estudantes da EPL (AEEPL) elaborou cartazes que foram espalhados pelo recinto escolar e pelas salas de aula.
No dia 20 de janeiro, cerca de 1400 alunos da educação pré-escolar e dos 1.º e 2.º CEB, nos turnos da manhã e da tarde, formaram um quadro humano, onde se lia a mensagem ‘Não ao bullying’. Esta iniciativa foi levada a cabo pela Direção Pedagógica e contou com a colaboração das educadoras da educação pré-escolar e dos professores dos 1.º e 2.º CEB. Tal mensagem teve um grande impacto e foi de imediato divulgada nas várias redes sociais sendo partilhada por muitos.
A violência existe na nossa sociedade e, por conseguinte, em todas as escolas onde crianças e jovens convivem diariamente. Naturalmente que, como educadores que somos, não podemos deixar de tentar diariamente combater este problema.