Semana da Diferença
A Escola Camilo Castelo Branco abriu em setembro de 2015 e, desde o início, assumiu- se como escola inclusiva pelo que considera de primordial importância educar as crianças e os jovens para o respeito pela diferença, desenvolvendo valores de tolerância, de entreajuda e de solidariedade.
Sob o lema “Laços inclusivos”, a Semana da Diferença[1] contemplou diversas atividades que abrangeram os vários níveis de educação e ensino.
No pré-escolar e no 1.º CEB foi visionado o filme de animação “Cuerdas”, o qual serviu de mote para uma conversa sobre “ser-se diferente”. A elaboração de um mural sobre a diferença foi o desafio lançado, culminando com o adorno de um “laço inclusivo” por cada um dos grupos/turmas. A entrega de uma “pulseira da amizade” simbolizou o termo desta atividade.
No 2º e 3º CEB, o visionamento do trailer “If i had wings” foi o ponto de partida para um debate sobre o potencial individual, independentemente das limitações físicas ou cognitivas que possam existir. Dessa discussão resultou uma “nuvem de palavras” relacionadas com o tema.
Seguiu-se a distribuição aleatória de uma pulseira por aluno, identificada com um nome escrito em braille, que cada aluno teve de descodificar e entregar ao respetivo colega.
Esta atividade teve uma forte adesão e impacto, tocando as crianças e os jovens que nela colaboraram, conforme refletem os testemunhos que se seguem….
[1] Esta atividade prevista no PAA ocorreu entre 30/11 e 05/12/2012 e contou com a colaboração de toda a comunidade escolar. Recursos multimédia acedidos em:
https://www.youtube.com/watch?v=BSTkj-V95gM
https://www.dalealplay.bz/videos/Cuerdas-Cortometraje-de-Pedro-Solis-Garcia_531880