Projeto Conto por Conto da EISTP
A importância da Biblioteca Escolar na formação de bons leitores
Trabalhar o gosto pela leitura e fazer bons leitores é um dos objetivos principais da Escola Internacional de São Tomé e Príncipe.
Diariamente, temos de ultrapassar várias barreiras para podermos trabalhar, de uma forma criativa e com qualidade, o PNL para que os nossos alunos possam estar ao mesmo nível de qualidade e tenham as mesmas oportunidades que os meninos e meninas das escolas em Portugal.
São Tomé e Príncipe tem poucos recursos e não tem livrarias onde os pais possam ter acesso à escolha e compra de livros de literatura infantil. Para trabalhar as obras propostas no PNL apenas temos a Biblioteca Nacional e a Biblioteca do Centro Cultural Português, espaços que nem sempre têm disponíveis os títulos sugeridos ou que pretendemos trabalhar. Este é, sem dúvida, um dos grandes obstáculos ao nosso trabalho e ao ensino de qualidade.
Após reflexão sobre esta questão surgiu a necessidade de criar novas perspetivas e novas oportunidades para os nossos alunos e que, ao mesmo tempo, também pudessem chegar a outras crianças. Assim surgiu o Projeto Conto por Conto – o projeto da nossa Biblioteca Escolar!
As atividades desenvolvidas neste projeto trazem uma dinâmica mais envolvente por parte de todos os intervenientes. Os alunos, professores e famílias são desafiados a participar nesta dinâmica fazendo com que a aprendizagem ultrapasse a fronteira da sala de aula e passe também para a comunidade.
Mensalmente, temos uma rúbrica sobre literatura infantil no Programa da Rádio Nacional dedicado ao público infantil na qual um grupo de alunos do 3.º e 4.º ano, rotativamente, partilha o que aprendeu sobre o(a) autor(a) trabalhado nesse mês. Realizámos entrevistas via Skype com autores de Língua Portuguesa – no ano letivo anterior tivemos a honra de entrevistar o escritor José Eduardo Agualusa e, há dois anos, tivemos a simpática presença do conceituado escritor António Mota que nos acarinhou com o lançamento do seu livro “Onde está a minha mãe?”.
A atividade “Livro na sacola” permite que os alunos leiam livros e façam projetos em família para partilhar a experiência com os colegas e, desta forma, poderem ter a oportunidade de desenvolver o gosto pela leitura e conhecerem mais obras e mais autores.
“Momento de leitura”, é uma atividade implementada na sala de aula, na qual os alunos têm oportunidade de ler livros escolhidos por si, na biblioteca, ou trazidos de casa, apenas com o objetivo de estimular o prazer pela leitura. No final, poderão aconselhar aos colegas os livros que leram, fomentando a partilha e discussão sobre as diversas obras lidas.
As aulas na Biblioteca Nacional proporcionam a visita à “casa dos livros” e permitem aos alunos uma nova abertura para a leitura, contacto com livros de diversas categorias, saber estar e respeitar o ambiente de uma biblioteca.
Mensalmente, no âmbito da atividade Conta-me um Conto, convidamos pais e encarregados de educação a virem à escola contar uma história sob o título Contos Africanos, para que os nossos alunos mantenham o contacto com as suas raízes e com o património cultural do País e restante África. Neste projeto, também são presença assídua, atores/contadores de histórias, que abrem outros horizontes da literatura – o prazer da história contada e encantada.
Neste momento, estamos a estruturar a nossa Biblioteca Escolar, torná-la mais apetecível e mais acolhedora para que, no meio de tantas adversidades, possamos continuar a divulgar a Língua Portuguesa e a formar bons leitores e futuros embaixadores desta Língua que nos une.
Sim! A Biblioteca Escolar é fundamental e, num mundo cada vez mais digital, torna-se um bem essencial em cada escola – seja aqui ou em qualquer parte do mundo!
Sílvia Mota Carvalho,
Diretora Pedagógica da EISTP