Tag com a logo do E72 Link para o portal E72
Pesquisar

Projeto C.R.I.A.

06-07-2017

São Tomé e Príncipe (STP) é um país insular, um ecossistema único no mundo, repleto de contrastes, motivados pelas fragilidades económicas. A Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe – Centro de Ensino e da Língua Portuguesa, em funcionamento, desde setembro de 2016, ciente dos desafios que irão ser colocados aos cidadãos santomenses no futuro, teve em conta, desde o primeiro momento, a procura do desenvolvimento de atividades para envolver os seus alunos na procura de um Mundo mais sustentável e mais justo.

Um dos projetos que se destacou, ao longo do ano, desenvolvido por professores de diversas áreas disciplinares, intitulou-se C.R.I.A. Sustentabilidade (Conhecimento, Resolução colaborativa, Investigação e Ambiente) e que foi apresentado à 14.ª Edição Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”.

O projeto desenvolvido, subordinado ao tema “Ciência e tecnologia ao serviço de um mundo melhor”, teve como objetivo a construção de fornos solares no distrito de Lobata para levar a população a deixar de abater árvores.

Tomando como ponto de partida que o desenvolvimento sustentável tem que ter em consideração as vertentes social, económica e ambiental, foram estabelecidas, ao longo do desenvolvimento do projeto, diversas parcerias e assinados protocolos: Câmara Distrital de Lobata, Instituto Nacional de Estatística (STP), Associação Portuguesa de Educação Ambiental, Doutor Celestino Ruivo, Empresa SATOCAO e Instituto Nacional de Meteorologia (STP). As parcerias permitiram o apoio institucional e logístico, a partilha de informação, a facilitação dos mecanismos para a concretização do projeto e a instalação de uma estação meteorológica e apoio nas campanhas de informação e divulgação do projeto.

Professor de Física e Química André Freitas