Projeto: “A escola é um Farol” Visita de estudo ao farol de Macúti
Os faróis sempre foram elos de ligação entre a terra e o mar. Companheiros luminosos de pescadores, marinheiros, navegadores e, até, de contrabandistas, que guiam na escuridão com os seus relâmpagos a tentarem sobrepor-se às tempestades da costa. Quem faz vida do mar conhece os seus códigos – luz fixa; relâmpagos ou cintilações com significados precisos.
Dos faróis mais antigos alguns ainda se encontram funcionais e ativos, enquanto outros foram já desativados, mas continuam presentes nas paisagens da orla costeira.
Também, em Moçambique, a necessidade de sinalizar os perigos costeiros se faz sentir desde que há navegantes a cruzarem as suas 1600 milhas de costa. Primeiro, com fogueiras acesas em praias desertas, depois com a instalação dos primeiros faróis e, por fim, com o estabelecimento do plano geral de iluminação, que previa a instalação de 36 faróis, base da construção dos faróis ainda hoje existentes. Um desses faróis, é o Farol de Macúti – um dos ex libris da cidade da Beira – e que se mantém em funcionamento.
O farol de Macúti foi o modelo escolhido para o nosso logotipo, simbolizando o papel da escola, como farol na “tormenta” das aprendizagens na direção do porto seguro do conhecimento.
Assim, os grupos disciplinares de: Línguas; Ciências Sociais e Ciências Exatas, Físicas e Naturais terem escolhido o tema “A Escola é um Farol” para um trabalho interdisciplinar que culminará com uma Visita de Estudo dos alunos do 5º ao 9º ano ao Farol, no próximo dia 8 de Março de 2016.

Gostei muito de fazer esta visita ao Farol. Não pensava que fosse tão grande e que fosse tão importante. Gostei muito!!