Tag com a logo do E72 Link para o portal E72
Pesquisar

Preparar o "Hoje" a pensar no "Amanhã"

06-06-2017

Pensar num futuro sustentável numa comunidade desprovida de preocupação ambiental é ainda mais desafiante do que numa sociedade já preparada para a preocupação com as gerações vindouras. Preparados com o sentimento de viver hoje, de forma a não prejudicar o desenvolvimento dos que estão a chegar, é um conceito que requer bastante trabalho no contexto africano e ainda mais no que diz respeito a Angola.

Desde cedo, a ECCB teve a preocupação de mostrar aos seus alunos que o que existe fora de portas não é a única forma possível de viver e não é, de todo, o futuro que se pretende para Angola e para o Mundo.

Nesta perspetiva, foram criados na escola, este ano letivo, dois projetos: o projeto Desafios dinamizado pela UAEI (Unidade Apoio à Escola Inclusiva) que teve como produto final a construção, em material reciclável, de jogos a serem utilizados pelos alunos com Necessidades Educativas Especiais; o projeto dos Ecopontos desenvolvido, no âmbito da semana do ambiente, que culminou com a construção de recetores de lixo respeitando a política dos três Rs.

E porque o futuro é um caminho que se traça com base em objetivos, a Escola Camilo Castelo Branco pretende ser mais do que uma escola com currículo português em Angola.
E é com esse objetivo que estamos a preparar parcerias com o Complexo Escolar das Artes (CEARTE), em Luanda, a fim de que os formandos da CEARTE estagiem na ECCB em áreas como a Expressão Dramática, a Música, a Dança (enriquecendo, desta forma, o currículo dos nossos alunos).

Outros protocolos estão a ser estudados, nomeadamente, estágios para educadores de infância, professores do ensino primário (1.º ciclo) e psicólogos formados em universidades angolanas.
Muito há, ainda, a fazer… mas o caminho está traçado. Pelo ambiente, por todos nós, cabe à Escola mudar mentalidades.

Professoras Lina Antunes e Carla Lourenço