Tag com a logo do E72 Link para o portal E72
Pesquisar

Pratos com sabor, saúde e saudade

30-03-2017

No intuito de continuar a colaborar nas publicações da DSEEPE ( e newsletter e revista LATITUDE), a Escola Portuguesa da Beira introduziu no seu PAA 2016/2017 a produção de materiais pedagógico-didáticos subordinados ao tema “Ano Internacional das Leguminosas 2016”, em que estiveram envolvidos alunos de todos os níveis e professores de todas as áreas, com especial incidência para as Ciências Naturais, Português e Expressões.

Destas atividades nasceu uma pequena brochura que os nossos alunos intitularam “Pratos com sabor, saúde e saudade”, dividida em 3 partes conforme o próprio título indica:

A. Sabor | B. Saúde | C. Saudade

A. Sabor

Nesta primeira parte os alunos, com o apoio dos professores de Ciências Naturais, Português e TIC, fizeram uma recolha de receitas culinárias com base nas oito leguminosas mais ricas em nutrientes (Feijão, Soja, Grão-de-bico, Lentilha, Amendoim, Tremoço, Ervilha e Fava) usadas na alimentação Moçambicana e Portuguesa, na busca de uma alimentação equilibrada e saudável.

B. Saúde

O Professor de Educação Física preparou uma pequena palestra para o Dia Mundial da Alimentação, 16 de Outubro, sobre “O papel das leguminosas na prática de atividade física” .
“Alem das proteínas, os carbo hidratos de baixa carga glicémica devem se consumidos ao longo do dia. Leguminosas, Batata-doce, mandioca e cereais integrais, como pão e arroz integral são boas opções.

As vantagens das leguminosas não acabam por aqui: o baixo teor em gorduras e o alto teor de fibras solúveis e insolúveis (que causam uma sensação de saciedade, controlando assim a fome repentina e os picos glicémicos o que ajuda no controlo da diabetes, além de colaborarem para um bom trabalho intestinal e para o controlo do colesterol no sangue), o alto teor de Ferro e de vitaminas do complexo B fazem das leguminosas alimentos muito nutritivos.“

C. Saudade

O professor de teatro preparou com os seus alunos de diversos níveis uma apresentação teatral “Arroz com feijão” que foi sendo construída (idealizada, musicada e coreagrafada) pelos próprios alunos, conforme cada um dos seus personagens, em torno da utilização e valorização das leguminosas na alimentação. Alunos e professores envolveram-se no aprofundamento e conhecimento das diversas variedades de leguminosas; e partindo de cardápios resultantes de receitas culinárias com leguminosas, também trabalhadas dentro deste âmbito, resultou a peça teatral “ Arroz com feijão” na base do improviso e da criatividade dos participantes.

A peça foi sendo intercalada com a música “Arroz com Feijão” do autor Moçambicano Messias Maricoa e com o refrão da música “Só mexeram no meu prato” do grupo Angolano Elenco da Paz.

Sinopse da peça: “ Arroz com feijão”

“O irmão mais velho” da família Mapico foi convidado pelo seu irmão mais novo para uma refeição familiar em sua casa.

Ambas as famílias encontram-se à mesa a confraternizar, quando o irmão mais novo pede à empregada que a refeição seja servida. A panela é trazida à mesa e, quando o irmão mais velho Mapico se apercebe que a refeição era uma feijoada – levanta-se da mesa e para espanto de alguns, “berra” dizendo o seguinte: “vocês não sabem que durante o tempo que estive na faculdade, só comia arroz com feijão?!!!”

É a partir desta problemática que se vão desenvolver alguns diálogos, monólogos e apartes que vão animar a peça; tornando-a cómica e hilariante para o público.”

Este trabalho pretende ser um ato de celebração do Ano Internacional das Leguminosas. Os nossos estudantes guardarão um registo bibliográfico referente ao mesmo, contudo, mais importante, serão as memórias e todas as boas recordações guardadas, em todos os episódios em que nos envolvemos para a elaboração do mesmo. Cada página será, não só a receita do aluno(a), mas a partilha do(s) seu(s) sabor(es) e de uma presença que certamente fará a história de cada um.

Alunos e Professores da EPB

Matapa
(Receita tradicional moçambicana)

Ingredientes:
- Folha de mandioca (nhemba, abóbora ou cacana)
- Coco
- Amendoim
- Cebola
- Sal
- Alho

 

Modo de preparação:

Pila-se as folhas de mandioca com o alho até ficar uma pasta. Coloca-se ao lume com água e deixa-se cozer, depois coloca-se o amendoim também pilado em fresco e a cebola, tempera-se e deixa-se cozer bem, nessa altura coloca-se o leite do coco e deixa-se cozer até aparecer um óleo à superfície.