Os Laços do Conhecimento e a Biblioteca Escolar
A biblioteca escolar é, sem dúvida, o espaço onde os laços entre a imaginação e o conhecimento, entre o conhecimento e a cultura ganham vida e se desenvolvem dentro de cada leitor.
No Colégio Português, todos os alunos frequentam a biblioteca semanalmente. Esta abre-se-nos como um espaço dedicado à leitura autónoma e à partilha das aprendizagens.
O contacto com os livros, com as mais diversificadas obras e respetivas histórias e o desenvolvimento de uma viagem literária e imaginária desencadeada em cada um são uma mais-valia necessária para contrabalançar o peso das novas tecnologias nas nossas vidas.
A leitura ocupa um lugar de destaque no nosso desenvolvimento e prolonga-se por toda a vida. No entanto, e não menos importante, temos as outras leituras que não são as leituras dos livros. São as leituras que fazemos do mundo que nos rodeia.
Para as crianças mais pequenas, o facto de não saberem ler não é impedimento para a partilha de experiências através das histórias e dos livros. Os professores que os acompanham à biblioteca leem-lhes as mais diversas histórias, permitindo-lhes, assim, um constante desenvolvimento ao nível da literacia.
Para os alunos de primeiro, segundo e terceiro ciclos, verifica-se uma maior autonomia quer na escolha dos livros, quer na sua leitura. Ao longo deste período, a título de exemplo, os alunos do sexto ano leram as várias obras da autora Maria Teresa Maia Gonzalez disponíveis na biblioteca escolar. Títulos como A Lua de Joana, Os Herdeiros da Lua de Joana, A Nova Escola, Cartas de Beatriz, Recados de Mãe, entre outros, não podiam deixar de ser mencionados e o trabalho desenvolvido foi extremamente enriquecedor. Depois de lidas as obras, partimos numa viagem que nos permitiu ver o mundo que nos rodeia e explorar os mais diversos temas.
Enfim, no contexto em que nos encontramos, a biblioteca escolar representa, para alguns dos nossos alunos, o principal meio de contacto com os livros e com a magia da leitura. Assim, torna-se essencial que, aqui, os ensinamentos percorram um longo caminho, desde o respeito pelas regras deste espaço à formação de leitores e jovens críticos e interventivos, que serão, certamente, num futuro próximo, a base de uma sociedade justa e de um mundo melhor.

Professora Tânia Leite, Coordenadora da Biblioteca