Tag com a logo do E72

Missão da EPL - CELP

06-07-2017

A Escola Portuguesa de Luanda-CELP tem por objetivos centrais, estabelecidos no Decreto-Lei n.º183/2006, de 6 de setembro, a promoção do ensino e difusão da língua e da cultura portuguesas, bem como alargar, ao nível dos ensinos básico e secundário, aos jovens portugueses e angolanos, o acesso àqueles níveis de ensino, possibilitando uma formação de base cultural portuguesa.
No âmbito desta missão, a Escola promoveu um conjunto de ações/iniciativas, de entre as quais destacamos as seguintes:

- Participação no projeto DCMUN (Davis College Model of United Nations), na semana de 23 a 27 de janeiro, em Cork, na Irlanda, competição na qual uma aluna conquistou o prémio de best delegate (conforme foi divulgado na 11.ª edição da Revista L/Atitude).

- Realização de uma sessão promovida pela Associação de Pais (APAEPL), para, no sentido de alargar horizontes e perspetivas profissionais, fornecer informação aos alunos do 9.º ao 12.º ano, sobre oportunidades de acesso a cursos e bolsas de estudo no estrangeiro. Esta ação contou com a colaboração da Global Minds, empresa que presta apoio a alunos e encarregados de educação que pretendam optar pela continuação de estudos no estrangeiro.

- Considerando a necessidade de incentivar o bom uso da língua portuguesa, a Escola participou, pela primeira vez, no projeto das Olimpíadas da Língua Portuguesa, tendo-se inscrito, na 1.ª fase, 23 alunos do escalão A (ensino básico) e 10 alunos do escalão B (ensino secundário). A segunda fase do concurso, ainda está em curso, mantendo-se em competição uma aluna do ensino secundário que obteve, na 1.ª fase, a classificação de 20 valores.

- Foi celebrado com o Agrupamento de Escolas de Mangualde, no âmbito do Programa ESRaD (Ensino Secundário Recorrente a Distância), um protocolo de parceria como escola de proximidade, por forma a permitir aos alunos que se encontram em Angola, a possibilidade de realizar provas num estabelecimento próximo da sua área de residência ou de trabalho.

- No contexto da cooperação e parceria com as instituições angolanas, sob o lema “Prevenção Rodoviária, um Compromisso da Nação”, tiveram lugar, no dia 21 de abril, palestras dirigidas aos alunos do 4.º ano de escolaridade, conduzidas pelo Departamento de Prevenção Rodoviária da Polícia Nacional, tendo em vista a transmissão de conhecimentos e informação sobre as regras de trânsito.

- No dia 6 de maio, realizou-se, nas instalações da Escola, a Feira das Profissões, atividade que se enquadra no projeto de Orientação Vocacional a cargo dos Serviços de Psicologia e Orientação. Dinamizada pelas técnicas daqueles serviços e pelos diretores de turma do 9.º ano, envolveu várias escolas convidadas e a colaboração da comunidade, através da participação de encarregados de educação de várias áreas profissionais, com o objetivo de transmitir aos alunos a sua experiência profissional, de modo a contribuir para uma escolha profissional mais informada.

Luanda, 23 de maio de 2017
A Direção Pedagógica