Tag com a logo do E72 Link para o portal E72
Pesquisar

Leguminosas: O peso, na culinária e na saúde, em Angola

30-03-2017

No Mundo, as leguminosas ocupam um lugar preponderante na dieta alimentar das pessoas.

África tem solos férteis que permitem desenvolver a cultura da produção e consumo desse alimento. Em Angola, em particular, a sua utilização diária, como bem essencial, permite assegurar a subsistência, sobrevivência e bem-estar das populações.

A utilização difere de acordo com a localização geográfica do país, pois conhecemos costumes locais diferentes e daí resultarem combinações diferentes em termos de culinária e outros fins.

As leguminosas, para além dos benefícios que trazem à saúde humana, são também usadas na agricultura para fertilizar, naturalmente, os solos e garantir a qualidade dos produtos.

A ervilha, os feijões, os amendoins (conhecidos por ginguba) e a soja são as leguminosas mais usadas, não só como alimento direto, mas também como ingredientes para temperar a comida, como é o caso da moamba de galinha, temperada com ginguba, em oposição à moamba de galinha temperada com óleo de palma.

A ginguba serve ainda para fazer óleos e guloseimas, muito apreciados, como os conhecidos “doces de ginguba” e a paracuca.

A soja foi eleita a leguminosa para suprir as deficiências nutricionais das crianças. Assim, o Ministério da Saúde criou um programa de recuperação nutricional que possibilita a introdução de alimentos reforçados com soja (papas, sopas e outras formas de alimento), bem como para o fornecimento de óleos.

Dian Silveira (aluno do 5º ano).
“Gosto muito de paracuca”