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EPM-CELP vai à Assembleia da República combater o Racismo, Preconceito e Discriminação

18-04-2016

A EPM-CELP vai participar na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens agendada para os próximos dias 2 e 3 de maio, na Assembleia da República, em representação do círculo eleitoral Fora da Europa. Os alunos Àliyah Bhikha (9.º A) e Daniel Bernardo (9.º B) são os deputados que vão defender o Projeto de Recomendação da nossa Escola na edição 2016 do Parlamento dos Jovens, cujo tema centra-se no “Racismo, Preconceito, Discriminação”.

O Júri Nacional do programa Parlamento dos Jovens seleccionou a EPM-CELP tendo em conta vários factores, como a qualidade do projeto de resolução e do relatório do professor dinamizador da iniciativa, bem como o número de listas concorrentes à Sessão Escolar.

O Projeto de Recomendação baseia as suas medidas educativas na convicção de que o racismo, o preconceito e a discriminação se baseiam na ignorância e falta de conhecimento, pelo que propõem medidas focadas na formação nas escolas e nas empresas. As medidas propostas e apresentadas para escrutínio são, textualmente, as seguintes:

  1. “Projetos de Multiculturalidade nas Empresas. Para mudar a maneira de pensar dos adultos mais preconceituosos deve-se aplicar medidas nos seus postos de trabalho. Todas as empresas ou instituições deveriam organizar um projeto de convivência entre trabalhadores. Palestras, trabalhos, exposições, eventos gastronómicos, entre outros. Estes projetos devem ser apresentadas ao Estado e depois passarem obrigatórios.
  2. Semana da Multiculturalidade. Propomos criar um programa para as aulas de educação para a cidadania que inclua o debate sobre as diversas culturas e seja acompanhado de uma semana cultural, obrigatória, em todas as escolas portuguesas, onde os utentes conhecessem e contactassem com as diversas realidades culturais através de seminários, mostras de gastronomia, sessões de cinema, documentários e debates.
  3. Assembleia dos Jovens Pensadores. Implementação nas escolas, 2ºCEB. 3º CEB e Secundário, de um debate mensal, por turma, acerca da problemática da discriminação, preconceito e racismo. Realização, no final do ano letivo, de uma assembleia geral, onde os alunos de todas as turmas do seu respetivo ano se pudessem reunir e tirar conclusões e propor medidas na sua escola e na sua comunidade, freguesia, concelho, sobre estes fenómenos.”