EPM-CELP coloca “Mãos na Ciência” e recolhe reconhecimento da comunidade científica
Mãos na Ciência” é um projeto que tem como objetivo promover a ciência na Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), desde o nível pré-escolar ao ensino secundário, incentivando a educação para a ciência através da própria ciência. A visão do projeto passa pela implementação da ciência e tecnologia na Educação atual, promovendo práticas pedagógicas divertidas que desenvolvam competências essenciais para a vida ativa dos jovens.
A importância da ciência nas sociedades modernas leva a que a Educação das Ciências assuma um papel especial, de grande impacto e relevância. A ciência ajuda a compreender o mundo, a desenvolver o raciocínio e a estimular a criatividade.
No desenvolvimento do projeto “Mãos na Ciência”, a EPM-CELP utiliza recursos como o planetário, o pêndulo mundial, a exposição “Física no dia-a-dia” e a sala de visualização de filmes científicos, realizando diversas atividades. Entre estas merecem destaque as realizadas em sala de aula, onde se envolvem os alunos em experiências que relacionam e aprofundam saberes científicos, no âmbito do conhecimento do mundo (pré-escolar), estudo do meio (primeiro ciclo) e de disciplinas como a Matemática, Filosofia, História, Educação Visual e Geografia, nomeadamente. São atividades que promovem a interdisciplinaridade e o conhecimento por áreas do saber, contrariando a aprendizagem estanque dos conceitos.
Adicionalmente, o projeto “Mãos na Ciência” realiza palestras proferidas por especialistas científicos e dinamiza a “Cozinha com Ciência”, um ponto de encontro na biblioteca onde se misturam histórias e ciência. Por seu turno, a iniciativa “Caça Asteróides” envolve os estudantes no programa da National Aeronautics and Space Administration (NASA).
O projeto também viabiliza a participação dos estudantes da EPM-CELP nos concursos “Jovens Cientistas e Investigadores” e “Ciência na Escola”, como promove, igualmente, o “Brinquedo Científico”, que desafia os alunos a conceber e desenvolver, com a ajuda dos encarregados de educação, um artefacto que traduza um conceito ou fenómeno físico. Estas iniciativas levam os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos nas aulas, fruto da própria investigação e da consulta a peritos externos à nossa Escola, bem como com o recurso à análise e discussão de procedimentos e a experiências operacionais.
Com o envolvimento nos projetos referidos os alunos constroem diretamente o saber, intervêm na comunidade e sentem-se motivados a continuar a trabalhar no domínio da Ciência, por via da valorização e premiação. Desta forma e por ação direta dos docentes dinamizadores dos projetos, a EPM-CELP continua a oferecer aos seus alunos oportunidades de construção do conhecimento científico.
Paralelamente, o projeto “Mãos na Ciência” acolhe visitas de escolas internacionais sediadas em Maputo - Escola Francesa Internacional de Maputo-Lycée Gustave Eiffel, Escola Americana Internacional de Moçambique, Escola Internacional de Maputo, Aga Khan Academy Maputo e Escola Escandinava de Maputo, entre outras -, e de escolas moçambicanas como forma de partilhar, com a comunidade escolar mais alargada, os recursos da EPM-CELP potenciadores da divulgação científica junto dos estudantes, independentemente da sua nacionalidade ou condição económica.
Durante o ano letivo de 2015/2016, o projeto “Mãos na Ciência” dinamizou 22 atividades, que envolveram mais de seis mil alunos, continuando apostado, no corrente ano escolar, na continuidade do projeto, mas também na sua própria inovação de modo a promover e reforçar o pensamento crítico científico entre a camada estudantil. Um dos novos projetos consiste na instalação, pelos alunos da EPM-CELP, de exposições interativas de Física em escolas moçambicanas onde os recursos são mais limitados.
Reconhecimentos relevantes
Como resultado do seu próprio dinamismo, o projeto “Mãos na Ciência” recolheu diversos reconhecimentos das atividades promovidas no decorrer do ano letivo de 2015/2016.
- Prémio Especial de Energia na 10.ª Mostra Nacional de Ciência/Concurso Jovens Cientistas e Investigadores;
- 1.º lugar, na 13.ª edição do concurso “Ciência na Escola”, promovido pela Fundação Ilídio Pinho, com o projeto da EPM-CELP “Gubuta a Thinsuna, evita a malária!”, tendo ainda recebido três bolsas para desenvolvimento do próprio projecto;
- Conquista de três bolsas no concurso de ideias da 14.ª Edição, através de três projetos de investigação, na área da Química do 12.º ano;
- Reconhecimento da participação de um grupo de alunos do oitavo ano do ensino básico da EPM-CELP na iniciativa “Caça Asteróides: A “Minor Planet Center”, instituição internacional pertencente ao programa da National Aeronautics and Space Administration (NASA). Os alunos identificaram três asteróides.
Sónia Pereira
Coordenadora do Projeto “Mãos na Ciência”