Caçadores de astros!
Desde o início do ano letivo de 2013/2014, um grupo de alunos da Escola Portuguesa de Macau, coordenado por um professor, participa num projeto internacional de colaboração para identificar e localizar asteroides e cometas, sediado nos EUA e destinado a escolas de todo o mundo. A ligação ao projeto surgiu por convite do NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia - https://nuclio.org/.
Temos participado em 3 ou 4 campanhas anuais de pesquisa em que recebemos alguns conjuntos de imagens que devemos analisar, procurando identificar objetos desconhecidos que tenham um conjunto de características típicas dos asteroides ou cometas e elaborar o relatório respetivo. Essas imagens vêm em conjuntos de 3 ou 4 fotografias sequenciadas de uma pequena zona do céu, obtidas com diversos telescópios situados no continente americano, entre os quais o famoso Pan-STARRS, localizado no monte Haleakala do Havai, que tem a (ainda) maior câmara digital já construída e que capta imagens com 1,4 giga pixéis.
Temos identificado muitos objetos que incluímos nos nossos relatórios e destes alguns têm sido classificados como “descobertas preliminares”. Na campanha Pan-STARRS de outubro/novembro de 2015, tivemos a nossa primeira descoberta provisória: o asteroide que foi identificado por nós com a sigla EPM0159. Quando terminar o longo processo de autenticação da descoberta deste asteroide, os estudantes e o professor envolvidos serão chamados a batizá-lo.
Inicialmente, contámos apenas com alunos do 10º ano, mas presentemente já há alunos envolvidos do 8º ao 12º anos.
Em suma, este projeto tem inequivocamente contribuído para envolver os alunos ativamente num processo de obtenção de dados e construção de conhecimento.