Biblioteca escolar: uma janela aberta para o mundo
Tal como a Escola Portuguesa de Cabo Verde, que completou há pouco o primeiro aniversário da sua existência, também a Biblioteca Escolar se encontra ainda a dar os seus primeiros passos.
Este primeiro ano, teve como objetivo principal a organização da biblioteca, o que implicou a utilização de um intervalo de tempo alargado, tendo em conta os procedimentos básicos necessários a essa organização. Entre as várias atividades realizadas, neste domínio, destacam-se as de sensibilização para os comportamentos a adotar na biblioteca e para os cuidados a ter na utilização e manuseamento dos livros e atividades de formação, visando desenvolver na criança o conhecimento sobre a organização e o funcionamento da Biblioteca Escolar.
A partir do mês de março, com uma parte considerável do acervo bibliográfico já registado e arrumado, foi possível dar início ao projeto “Mochila Vai e Vem”, com o empréstimo semanal de livros às crianças do pré-escolar e aos alunos do 1º ciclo. O facto de estarem envolvidos neste projeto não constituiu fator impeditivo da requisição de livros por iniciativa própria ou por iniciativa dos respetivos Encarregados de Educação, o que levou a que várias crianças se tivessem tornado utilizadoras frequentes deste espaço.
Paralelamente a estas atividades mais comuns ao seu funcionamento, a Biblioteca Escolar dinamizou atividades no âmbito de diversas datas comemorativas, foram sendo apresentados/lidos às crianças vários livros que estivessem relacionados com os conteúdos temáticos desenvolvidos nas suas atividades curriculares e criou-se o passaporte da leitura, como incentivo a uma maior frequência deste espaço e à aquisição de hábitos de leitura mais frequentes.
No presente ano letivo, a Biblioteca Escolar tem o seu plano de atividades adstrito ao tema “Faz de conta…” e às profissões, estando prevista a vinda à escola de diversos profissionais para explicar às crianças em que consiste a sua atividade profissional. Depois, serão as crianças a fazer de conta que são padeiros, enfermeiros, professores, vendedores e tantas outras profissões que as estimulem e desenvolvam a sua imaginação.
É também objetivo, para este ano escolar, o estabelecimento de parcerias com instituições e entidades externas, de modo a contribuir para a inserção da escola na comunidade e para a preparação/educação das nossas crianças na vida da sociedade a que pertence.
Atualmente, aguardamos o apetrechamento da Biblioteca Escolar com mais mobiliário e mais material (principalmente mais livros) por parte da Rede de Bibliotecas Escolares, uma necessidade mais do que justificada pelo aumento bastante significativo do número de alunos e pelo crescimento que se prevê para os próximos anos. É nosso desejo que a biblioteca se transforme não apenas num lugar de entretenimento, também num espaço de pesquisa e de estudo, facilitador das aprendizagens.
A Biblioteca Escolar pretende também assumir-se como cooperante no processo de ensino/aprendizagem e, dessa forma, contribuir para o sucesso das crianças da EPCV, pelo que se propõe responsabilizar-se pela dinamização de momentos e atividades que despertem nas crianças a consciência da importância da leitura, da pesquisa e do interesse pela aquisição de mais conhecimentos, de modo a permitir uma visão mais alargada do mundo.
Direção da EPCV-CELP