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As pontes culturais traçam-se lendo

20-02-2018

Contributos da BEJC na difusão da Língua Portuguesa

O contexto multicultural e o facto de a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) ser uma escola de referência, nas suas diversas valências, na comunidade de acolhimento, é visível em todos os seus setores, indicando que estão em completa consonância com o seu projeto educativo e a sua missão. A EPM-CELP tem feito um grande esforço na difusão da Língua Portuguesa e na contextualização, através da edição de livros infantojuvenis de autores moçambicanos, realçando-se a inclusão de cinco destes títulos nas recomendações do Plano Nacional de Leitura.

É nesta filosofia que a Biblioteca Escolar José Craveirinha (BEJC) se assume como uma difusora da Língua Portuguesa e como um recurso, uma ferramenta, ao dispor de alunos e docentes no desenvolvimento de atividades curriculares e não curriculares, proporcionando ainda a ocupação dos tempos livres. Para tal, o seu horário de funcionamento, coincidente com o horário das atividades letivas, das 7 às 18 horas, a gestão da equipa e a organização do espaço permitem a ocupação das diferentes zonas durante um período alargado, assim como a sua utilização para a lecionação de aulas, a realização de atividades de estudo e de pesquisa, individualmente ou em grupo, de leitura formal ou recreativa, podendo ainda os alunos participar em atividades dinamizadas em articulação com a área a disciplinar de Português e os projetos Mãos na Ciência e Mabuko Ya Hina.

Estas atividades têm lugar na zona “Biblioteca Viva”, local onde foi “construída” uma cozinha tradicional portuguesa, com recurso a alguns adereços (lareira, janela com cortinas aos quadrados, fogão, panela, mesas redondas com toalhas, menu) palco das atividades “Cozinha das Letras” e “Cozinha com Ciência”. O conceito de cozinha tradicional foi adaptado, já que os cozinheiros das letras, orientados por uma docente de Português, utilizam como ingredientes as palavras, diferentes personagens e espaços para cozinhar as suas histórias, partindo da leitura de um conto, de uma palavra, de uma ideia inspiradora, ou da recreação de uma história. A parceria com o projeto “Mãos nas Ciências” permitiu alargar este conceito à área das ciências. Assim, partindo da leitura de um conto relativo a um fenómeno do quotidiano, os cozinheiros-cientistas realizam, orientados por uma docente, a experiência científica subjacente, ou partem da realização de uma experiência para a leitura e exploração de um conto ou de um texto explicativo de carácter científico, promovendo assim o gosto simultaneamente pela leitura e pela curiosidade científica. Estas atividades semanais de participação voluntária, além da promoção do livro, da leitura e do intuito de relacionar diferentes áreas do saber e tipologias textuais, têm como objetivo o desenvolvimento de competências no âmbito de diferentes literacias. Já a atividade “Encontros com a Maleta de Leitura”, dinamizada em articulação com o projeto “Mabuko Ya Hina”, tem como objetivo realizar, a partir de janeiro de 2018, atividades em torno da leitura, dando ênfase à literatura infantojuvenil moçambicana, de modo a promover a aproximação dos participantes ao contexto cultural da comunidade de acolhimento.

A par desta prestação de serviços, a articulação feita com áreas disciplinares, ciclos de ensino, projetos, bem como com parceiros exteriores tem-se revelado uma mais-valia no enriquecimento e na transversalidade das aprendizagens efetuadas pelos alunos. A dinamização de atividades como a Feira do Livro, a Semana da Leitura, a EPM a Ler+ (atividade simbólica de incentivo à leitura direcionada para toda a comunidade escolar), o Dia da Biblioteca Escolar, os concursos de Leitura Expressiva, de Soletração, de Provérbios e Adivinhas, bem como o de Leitor do Ano contribuem para o desenvolvimento de diversas competências, promovendo a língua portuguesa nos seus vários domínios. De salientar a articulação que a BEJC tem vindo a manter com a área disciplinar de Educação Musical, pois tem permitido associar, de forma lúdica, a literatura e a música, num ambiente festivo. Esta articulação possibilitou a realização do projeto Ler+ Música, direcionado para o primeiro ciclo, dando a conhecer alguns dos grandes compositores e excertos das suas peças mais importantes, assim como outras atividades em que se celebram a leitura e a música.

A BEJC associa-se às comemorações da EPM, dando o seu contributo, tal como sucedeu a 23 de novembro, no Dia da Escola Aberta em que organizou um concurso de escrita criativa para alunos do 5.º ano e encarregados de educação, na comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP. A BEJC transformou-se num “Café-concerto” para receber convidados, alunos e professores das equipas participantes no peddy-paper que, ao longo do dia, foram usufruindo de música dos vários países, tocada ao vivo por professores de Educação Musical com a participação vocal de alunos do 2.º e 3.º ciclos. Momentos memoráveis de celebração das várias culturas unidas pela Língua Portuguesa, que contou ainda com a presença de alguns elementos das representações diplomáticas.

Sendo a EPM-CELP uma escola inclusiva, a BEJC tem sido parceira da Sala de Ensino Estruturado, participando em diversas atividades, recebendo e orientando, no âmbito da sua transição para a vida ativa, alunos com necessidades educativas especiais.

A BEJC está ciente da importância da sua contribuição para a formação de leitores competentes, que percebam o mundo em que vivem e a comunidade que os rodeia. O protocolo com a Associação Portuguesa de Imprensa (API) permite que a BEJC coloque ao dispor dos alunos publicações da imprensa portuguesa de reconhecido valor, de modo a que todos, independentemente da sua nacionalidade, conheçam diferentes aspetos que fazem parte da identidade e da cultura portuguesas. As publicações de maior interesse são preservadas, por constituírem material de pesquisa/recursos pedagógicos utilizáveis em sala de aula ou no espaço da BEJC. Algumas destas publicações, a par de outros materiais, têm sido facultados aos alunos do ensino secundário que, no âmbito da Educação para a Cidadania, os têm feito chegar a algumas instituições de solidariedade e escolas do sistema de ensino moçambicano.

Geograficamente distante de Portugal, a língua e a cultura portuguesas são essenciais na construção da nossa identidade, na qual se entrelaçam aspetos da cultura do país que nos acolhe. Nesta pluralidade, a Biblioteca Escolar José Craveirinha pretende, a par da sua contribuição para o desenvolvimento de leitores competentes, reflexivos e socialmente interventivos, valorizar a língua e cultura portuguesas de um Portugal moderno e inovador.

Ana Paula Relvas
Coordenadora da Biblioteca Escolar José Craveirinha da EPM-CELP