Tag com a logo do E72 Link para o portal E72
Pesquisar

A inauguração da EPCV

30-03-2017

No dia 20 de fevereiro de 2017, a encerrar a IV cimeira bilateral entre Portugal e Cabo Verde, o primeiro-ministro português, António Costa, inaugurou a Escola Portuguesa de Cabo Verde, situada na Cidadela, na cidade da Praia.

Meses antes, provocando a incredulidade do primeiro-ministro, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que a inauguração poderia dar-se por ocasião da cimeira, o que levou António Costa a confidenciar agora: “Até dizem que sou otimista, mas disse que não, não era possível termos a escola. Mas ele [ministro da Educação] disse que sim”.

Acompanhado pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, pelo ministro da educação, Tiago Brandão Rodrigues, pela ministra da educação de Cabo Verde, Maritza Rosabal, e pela Presidente da CAP da EPCV, Suzana Maximiano, António Costa descerrou a placa da inauguração da escola, na presença de vários membros dos governos de ambos os países, dos elementos da comunidade educativa da EPCV e demais convidados que fizeram questão de estar presentes neste momento tão significativo para a relação entre os dois países.

“Se há algo absolutamente estruturante nesta relação é necessariamente a educação e o ensino”, referiu António Costa, lembrando a proximidade cultural e afetiva entre Portugal e Cabo Verde.