A importância das leguminosas em Cabo Verde
Consumidas por civilizações, em todo o mundo há mais de 10 mil anos, as leguminosas representam uma vasta família de mais de 727 géneros e mais de 19 mil espécies. A sua importância na alimentação e na agricultura é tão importante que o seu cultivo mundial e consumo vêm sendo amplamente promovidos.
Nesse sentido, o ano de 2016, foi declarado como o Ano Internacional das Leguminosas, sob o lema “Sementes Nutritivas para um Futuro Sustentável”, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Em Cabo Verde, são hoje cultivadas diferentes espécies de leguminosas, que são consumidas frescas e secas, das quais destacamos o feijão pedra, feijão sapatinha, feijão bongolon, feijão fava e feijão congo.
Para além dos feijões produzidos localmente, existe um consumo considerável de feijões importados tanto em conservas como secos (feijão manteiga, feijão vermelho, feijão branco ervilha, grão de bico, etc.).
No Colégio Português, para além de uma visita ao Mercado da Praia por parte dos alunos do 1º Ciclo, para a visualização das várias espécies de leguminosas, levou-se a cabo a experiência da germinação do feijão. A atividade levou à reflexão sobre a importância das leguminosas por conterem Hidratos de Carbono, que garantem energia para o funcionamento do corpo e do sistema nervoso e, também, proteínas, que são ‘construtoras de tecidos’ no organismo bem como do seu alto teor de ferro, vitaminas tipo B e fibras que tornam este alimento muito nutritivo.
Esta pesquisa fomentou a discussão sobre a tradicional combinação ‘feijão com arroz’ ser mais nutritiva e balanceada do que se possa imaginar.
Não é por acaso que as leguminosas e os cereais (arroz, milho, cevada, trigo) se combinam em diversas refeições como a feijoada ou a cachupa tão típicas em Cabo Verde, pois, se consumidas numa mesma refeição, o organismo é capaz de aproveitar parte das proteínas (aminoácidos) destes dois alimentos. Como os aminoácidos das leguminosas são diferentes dos presentes nos cereais, juntos eles constituem uma proteína completa, daí a importância nutricional desta combinações tipicamente Caboverdianas.
Filipe Soares (Diretor)