A experiência na 1ª Fase do “Parlamento dos Jovens” 2016/2017
“Parlamento dos Jovens” é um programa organizado pela Assembleia da República Portuguesa, tendo a Escola Portuguesa de Díli participado nos últimos anos.
Neste ano letivo, a Assembleia da República Portuguesa desafiou os alunos do ensino secundário com o tema “40 anos de Constituição e do poder autárquico. A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao poder local.”
Começámos as nossas pesquisas e estudos, encontrando algumas dificuldades pelo facto de não estarmos em contacto direto com a realidade portuguesa, no que respeita ao poder local. Então focámo-nos inicialmente na Constituição de Timor-Leste que tem raízes na Constituição Portuguesa e, seguidamente, fizemos uma leitura comparada de alguns aspetos das duas Constituições.
Timor-Leste é uma nação jovem, como nós, e está numa primeira fase de aprendizagem e desenvolvimento, onde há muito por descobrir e ainda imensas melhorias a fazer. Em 2016, Timor-Leste entrou num processo de descentralização e desconcentração do poder central. Parecia que agora tudo estava a colaborar connosco, era o melhor ano para as nossas pesquisas que se concentravam na municipalização de Timor-Leste, olhando para a experiência do poder local em Portugal.
Todas as listas organizaram medidas, pensando inicialmente nos desafios que se colocam a Timor-Leste, com o objetivo de dar maior autonomia e responsabilidade aos municípios, descentralizando o poder central e, em simultâneo, preparámos as medidas relativamente ao poder local em Portugal.
Na Sessão Escolar, o ambiente no debate parecia como se estivéssemos no Parlamento, na Casa da Democracia, pois havia a mesa da Assembleia, com três alunos (presidente, vice-presidente e secretário) e os deputados. Foi um tempo de reconhecimento das grandes ideias, cada lista defendia as suas medidas com fortes argumentos, fazendo pensar que medidas se poderiam abolir/reprovar ou aceitar. Conseguimos um compromisso final entre aspetos das várias propostas e o consenso alcançado pareceu-nos positivo.
Fomos deputados por um dia. Para a edição, do próximo ano do Parlamento dos Jovens, deliberámos sugerir o tema “o papel de Portugal no reforço da língua portuguesa no Mundo e no desenvolvimento da CPLP”.
A experiência de participar no Parlamento dos Jovens, neste ano, foi uma das melhores. Ainda temos vontade de continuar neste Programa nos próximos anos.
Para nós, o Parlamento dos Jovens é um programa que está a preparar-nos para o futuro e, além disso, enriquece-nos com conhecimentos sobre muitas coisas para uma cidadania mais esclarecida.
Para as próximas edições desejamos a todos um bom trabalho e que tenham força e vontade de defender as medidas que representarão a nossa Escola, na Casa da Democracia.
Diana Lebre Correia (12ºB), Elizio Verdial (12ºB), Esther Cantarela (11ºB), Isabela Assis (10ºA) e Maria Corte-Real (12ºB)