A casa onde eu aprendo a democracia
Pela primeira vez, os dois deputados eleitos pelo Ensino Básico da Escola Portuguesa de Díli foram selecionados para representar a Escola na Assembleia da República.
Eu tenho muitas casas. Timor-Leste é uma casa muito grande com habitantes de diferentes nacionalidades: timorenses, portugueses, indonésios, japoneses, australianos, brasileiros, chineses, etc.
Depois, tenho a casa da minha família onde moro com os meus pais, os meus cinco irmãos e a minha tia. Mas, onde eu passo mais tempo é na Escola Portuguesa de Díli. A minha escola é a casa onde eu aprendo, faço amigos, conheço coisas novas e participo em projetos. No dia 19 de janeiro, fui eleita deputada através do projeto Parlamento dos Jovens do básico cujo tema é “A Constituição Portuguesa, que mudanças?”
Mas, vamos começar pelo princípio: primeiro fiz uma lista com 10 candidatos para concorrer ao parlamento dos jovens, depois, aprendi muitas coisas sobre a constituição de um país, pensei em três ideias para mudar a constituição e melhorar as condições de vida da população! A seguir, fiz um cartaz com 3 ideias para os outros alunos conhecerem as minhas propostas. Fizemos debates e partilhámos ideias. Então, no dia 19 de janeiro, através de um processo democrático os alunos votaram nos candidatos ao Parlamento dos Jovens. Foi assim que fui eleita deputada!
Gostei muito de participar no projeto do Parlamento dos Jovens, nesta casa da democracia, em que nós podemos fazer as nossas escolhas - a minha escola!
Mónica Nascimento (5ºA)