Tag com a logo do E72 Link para o portal E72
Pesquisar

A Biblioteca Escolar: uma aposta dinâmica na construção do leitor

20-02-2018

Não lemos da mesma forma ao longo da nossa vida; construímo-nos como leitores através do contacto com os textos que lemos e da forma como os lemos. Na Escola Portuguesa de Macau, a biblioteca escolar tem vindo a afirmar-se com um espaço em que a capacidade de leitura se constrói e se exercita conjuntamente com as habilidades de reconhecer, relacionar, interpretar.

Os leitores da biblioteca escolar da EPM trazem consigo bagagens culturais e linguísticas diversas, sendo o Português a língua curricular num contexto cultural em que o chinês é, maioritariamente, a língua de comunicação. Nestas circunstâncias, a leitura em Português abre caminhos para novas realidades, para diferentes formas de conhecimento e de interpretação do mundo. Estando amplamente documentado o papel dos educadores no processo de leitura, é relevante a presença de mediadores que cativem os mais jovens para textos e autores. O projeto de Dinamização da Leitura da EPM (um tempo semanal para cada turma do primeiro ciclo ouvir ler e aprender a interpretar), a promoção de concursos centrados em obras ou autores, a realização de aulas, pesquisas, oficinas de escrita ou encontros com escritores constituem iniciativas que rentabilizam qualitativamente a aquisição anual de obras subsidiada pela Direção dos Serviços de Educação de Macau. E porque a partilha de reflexões sobre a leitura desenvolve a capacidade de interpretação fundamentada, têm lugar na biblioteca da EPM as sessões de “Filosofia para Crianças e Adolescentes”, que adotam frequentemente a leitura literária como ponto de partida para o diálogo, bem como as “Leituras a Pares”, iniciadas há pouco mais de um ano, nas quais um jovem ou adulto acompanha uma criança no exercício da leitura em voz alta.

A dinâmica da biblioteca procura interligar leitura, oralidade e escrita, cativar diferentes leitores, encorajá-los a considerar perspetivas portadoras de novos significados e a construir percursos de leitura com qualidade e autonomia.

Elsa Botão Alves
Equipa de Coordenação da Biblioteca Escolar
da Escola Portuguesa de Macau